Estudando...

Que uma coisa puxa a outra todos nós sabemos. Aqui em Contos Animados não é diferente. Durante um bate-papo no twitter com um professor de matemática, resolvi estudar a fundo uma questão de Alice no país das Maravilhas - post anterior (já estou lendo a tradução do texto de Lewis Carroll).
Meu colega de profissão tem uma visão Matemática da história e divulgou que trabalhará o filme em suas aulas. Achei interessante! Eu pensei em ler mais sobre textos adaptados para crianças. Fazendo uma pesquisa na internet encontrei um artigo de Diógenes Buenos Aires de Carvalho (PUC RS): A adaptação literária para crianças e jovens no Brasil: um cânone em formação.
Texto simples de ler e com fontes confiáveis. Conheço a bibliografia citada. Sigo estudando mas acredito que algumas informações a respeito do assunto são interessantes e o blog se presta a esse tipo de serviço também. 
A adaptação literária constitui textualmente uma forma de leitura de uma determinada obra, garantindo-lhe uma permanência no horizonte dos leitores atuais. Logo o conjunto de obras literárias adaptadas para a infância e a juventude constitui-se como um cânone, o de  obras adaptadas.   
(...) 
A Narrativa Oral não estabelece,  a priori, um perfil de leitor, valendo tanto para adulto como
para a criança, a forma e o conteúdo apresentados, ou seja, o caráter mítico ou folclórico garante a compreensão a todos os ouvintes/leitores.
Para quem deseja saber mais a respeito desse assunto vale a pena a leitura do texto completo ou a leitura de algum dos livros citados na bibliografia com destaque para História social da criança e da família. Este eu também tenho e estou relendo.
Quanto as adaptações, elas desempenham um importante papel em nossa sociedade. Muitos só conhecem os grandes clássicos por meio de boas adaptações. Bons escritores produzem bons textos adaptados. Bons cineastas levam grandes obras da Literatura a um número maior de pessoas sob a ótica cinematográfica. Na Era da Informação, esses textos garantem seu lugar ao sol.



O próximo post deve ser um clássico. Questão de honra! Enquanto ele não vem... continuem votando na enquete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário